Últimas Receitas

Bacalhau dos Domingos


Por vezes é muito difícil dar o nome a uma receita. É o caso desta variação de bacalhau gratinado que se faz em todas as casas. Desta vez à tradicional cebolada de bacalhau juntaram-se as sempre presentes batatas, ovos cozidos e feijão-verde da época.
Podíamos apenas cozer tudo e teríamos uma refeição excelente – e que eu adoro – mas assim melhorado com o bechamel e indo ao forno a gratinar torna-se uma refeição mais “compostinha”, digna dos almoços de domingo. Aqui fica mais uma sugestão!

Ingredientes para 2 pessoas:

4 batatas médias
250g de bacalhau desfiado e demolhado
1 cebola
2 dentes de alho
1 folha de louro
2 colheres de sopa de azeite
2 ovos
150g de feijão verde
200ml de molho bechamel
Sal e pimenta q.b.
Pão ralado q.b.

Preparação:

Corte a cebola em meias luas finas e pique os dentes de alho. Leve um tacho ao lume com o azeite e acrescente a cebola e os dentes de alho, assim como a folha de louro. Junte depois o bacalhau, tempere com um pouco de pimenta e deixe estufar lentamente até o bacalhau estar cozinhado.
Entretanto descasque as batatas e leve-as a cozer em água temperada de sal juntamente com os ovos. Quando levenatra fervura acrescente o feijão verde arranjado e partido em pedaços grandes, e deixe cozinhar.
Assim que tudo estiver cozido escorra bem e deixe os ovos arrefecer descascando-os de seguida.
Corte as batatas em talhadas e forre com elas o fundo de um tabuleiro ou pirexx. Por cim das batatas coloque a cebolada de bacalhau e por cima deste o feijão verde e os ovos em rodelas.
Cubra tudo com o molho bechamel e polvilhe com um pouco de pão ralado.
Leve a gratinar no forno previamente aquecido a 180ºC até estar dourado.
Sirva com uma salada verde.

Bom Apetite!


Bacalhau dos Domingos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.Os campos marcados são obrigatórios *

*

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>